E agora? Reposicionando o campo evangélico após as eleições

Joanildo Burity
 
Eleições definidas. Entre outros grupos que apoiaram o presidente derrotado, é preciso saber como se posicionarão os evangélicos bolsonaristas. Não tanto todos e todas que votaram em Bolsonaro, mas o grupo bolsonarista evangélico. O grupo que construiu o argumento da família e dos valores tradicionais, do antiesquerdismo visceral, do punitivismo, das armas e da defesa do neoliberalismo. Essas pessoas criaram um discurso evangélico de direita sobre a política, a sociedade e a propria fé. Tiveram notável sucesso em mobilizar a    "consciência hermenêutica" dos evangélicos - isto é, sua propensão a "ler o mundo" permanentemente em busca de sinais da ação divina e de orientações para sua conduta - vem como em mobilizar a paixão em termos de um "programa". Foram os evangélicos bolsonaristas que mais longe chegaram no intento de dar um nome e um roteiro como norte da política evangélica no Brasil, a mais bem-sucedida de toda a América Latina. Bolsonaro + um "neoconservadorismo à brasileira".

O termo "evangélico" foi apropriado pela direita evangélica - primeiro a pentecostal, depois a histórica. Qualquer observação minimamente sensível do campo evangélico revela a heterogeneidade de posições em todas as direções. Mas "os evangélicos" foi tão solidamente raqueado pela direita que, simbólica e numericamente, passou a designar toda a população protestante. Primeiro, um "povo evangélico" de direita. Depois, um ator assim nomeado, "os evangélicos" pretendendo dirigir uma "maioria cristã".

Pois bem, da velha identidade "apolítica" pré-democratização, a direita evangélica pretendeu reforçar o adesismo governista - a velha ideia de respeitar e obedecer às autoridades, orar por elas ... apoiá-las, votar nelas, de modo quase incondicional. O governismo sempre foi corolário do "apoliticismo" evangélico. 
Também foi capitalizada a leitura moral (bem/mal, luzes/trevas, fé/descrença - ou seja, conversão evangélica ou recusa à mesma) dos acontecimentos. A ela foi acrescida essa politização da "família" e do gênero (a "mulher virtuosa" e a heterossexualidade).

Em terceiro lugar, o velho anticomunismo predominante entre os evangélicos desde os anos 1960, foi "atualizado" como crítica da "esquerda" em geral - democrática, socialista, comunista, anarquista, sindical, ongueira, eclesial, ou seja, qualquer pensamento da igualdade e da solidariedade que resiste o individualismo radical e a subordinação do estado ao poder das corporações, dos bancos e dos "empreendedores". A perseguição aos evangélicos não reacionários se intensificou enormemente sob a batuta da direita evangélica, muito ao modo dos tempos da ditadura, quando o governismo era defendido como tradução do apoliticismo e se expulsavam os dissidentes, após tentativas múltiplas de intimidação e desqualificação dessas pessoas.

Pois bem, entramos numa nova fase desse jogo. Agora a direita evangélica perdeu espaço no Congresso, perdeu seu "Ciro" (refiro-me ao governante persa do mundo antigo que, sendo pagão, foi considerado um "messias", ungido, escolhido, para reconduzir o povo judeu e sua terra), seu Trump dos trópicos, e perderá seu controle arbitrário sobre a dissidência nas igrejas. Uma possibilidade é que se entrincheire denominacionalmente e vejamos uma debandada de fiéis não-bolsonaristas, reforçando uma divisão política no meio evangélico. Outra possibilidade é que os dissidentes consigam, em algumas denominações, reequilibrar o jogo e desalojar os mais reacionários de suas posições de mando.

Na política institucional, agora a direita evangélica será oposição. Foi oposição num momento de fragilidade do lulismo, entre 2014 e 2016. Mas agora será oposição fora do poder. Como se comportará. Se manterá como base do golpismo e da fragilização da democracia? Se tornará propositiva (como ensaiou a Frente Parlamentar Evangélica no governo Temer, com seu Manifesto ornitorrinco)? Perderá consistência? Será a primeira vez desde 1986 que suas posições estarão claramente do lado de fora da nova coalizão dirigente. Não sabemos se estará à altura do desafio de ser oposição político-religiosa.

Outro desafio é interno. Que "spin" vai ser dado ao discurso do governismo e do "biblismo político" (aquele código de leitura seletiva da Bíblia que legitima as alianças sociais e eleitorais e o programa da direita evangélica)? Se "o cristão" tem que obedecer às autoridades e orar por elas (sem ironias ou hipocrisia), a direita vai honrar seu ensino? Se ser de esquerda é ser anticristão, vai-se continuar rejeitando e perseguindo as vozes nas igrejas que não só se fizeram ouvir, mas estão estão mais organizadas do que nunca antes nas ultimas quatro décadas? Vão partir pra disputa interna, transformando de vez as igrejas em campos de batalha ideológica? Como responderão as igrejas evangélicas à convocação do novo presidente a que se envolvam nos Conselhos a serem recriados, a participarem das conferências de políticas públicas, agora que cravaram anos de envolvimento direto no desenho e e implementação de políticas "alternativas" nos governos Temer e Bolsonaro? Terão algo a dizer e propor? Quererão?

E como se comportarão os anti-bolsonaristas em relação aos líderes evangélicos bolsonaristas - alguns e algumas vitoriosos/as eleitoralmente, mas lançados à oposição (de direita, sem mais subterfúgios linguísticos, como "de centro" ou "conservadores")? Vão peitar seus irmãos e irmãs? Vão enquadra-los/las em nova guerra de posições dentro e fora das igrejas? 
Ao que parece, ainda tem muita água pra rolar nesses primeiros meses pós-eleitorais. Algumas escaramuças serão conjunturais, mas há lances estratégicos a serem jogados na politica evangélica no país, agora que ninguém mais duvida de que a religião pública - ou seja  a religião vivida em público, politizada e contestada publicamente em suas razões e ações - está aí pra ficar por bem mais tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momento populista na religião?

Duas formas de religião pública e a construção do povo